Afastamento ocorre enquanto o partido avalia a expulsão do ministro do Turismo por defender o governo Lula.
União Brasil decide afastar Celso Sabino de funções partidárias até a conclusão do processo de expulsão, após o ministro do Turismo declarar apoio ao governo Lula.
Celso Sabino, ministro do Turismo, foi afastado de suas funções no União Brasil. A decisão foi tomada pelo partido em resposta ao apoio público de Sabino ao governo Lula. O afastamento é temporário e tem validade até a conclusão do processo que pode resultar na expulsão definitiva do ministro.
O União Brasil, assim como o Progressistas, tem se posicionado como oposição ao governo. A defesa de Sabino ao governo Lula gerou desconforto interno e motivou a análise de sua permanência no partido. Uma nova reunião está prevista para ocorrer em até 60 dias, onde o caso será analisado em caráter definitivo.
Assim como Sabino, André Fufuca, ministro do Esporte, também foi afastado de suas funções no Progressistas por demonstrar apoio ao governo. As decisões refletem a tensão entre as cúpulas partidárias e membros que defendem o governo Lula.