PUBLICIDADE

Quadrilha que enviava celulares roubados para a China é desmantelada

Uma quadrilha internacional suspeita de contrabandear milhares de celulares roubados do Reino Unido para a China foi desmantelada pela polícia de Londres.

A polícia de Londres desmantelou uma quadrilha que contrabandeava celulares roubados para a China, em uma operação que resultou em prisões e apreensões.

Uma quadrilha internacional suspeita de contrabandear milhares de celulares roubados do Reino Unido para a China foi desmantelada pela polícia de Londres.

Após o rastreamento de um celular roubado no ano anterior, a polícia de Londres desmantelou uma quadrilha internacional suspeita de contrabandear cerca de 40 mil aparelhos para a China. A Polícia Metropolitana considera esta a maior operação do Reino Unido contra roubos de telefones.

O detetive Gavin apontou que a descoberta do carregamento original de telefones foi o ponto de partida para a investigação. As autoridades prenderam 18 suspeitos e recuperaram mais de 2 mil telefones. Acredita-se que o grupo criminoso seja responsável pela exportação de até metade dos celulares roubados em Londres, onde se concentra a maior parte dos roubos no Reino Unido.

Durante a investigação, foi descoberto que quase todos os telefones tinham sido roubados e estavam sendo enviados para Hong Kong. A polícia interceptou remessas e usou técnicas forenses nas embalagens para identificar dois homens. Câmeras corporais da polícia registraram a interceptação de um carro com dispositivos embrulhados em papel alumínio, na tentativa de evitar a detecção. Os dois homens, cidadãos afegãos na casa dos 30 anos, foram acusados de conspirar para receber bens roubados e ocultar bens criminosos. Um terceiro homem, um indiano de 29 anos, também foi acusado.

Na semana anterior, a polícia efetuou mais 15 prisões por suspeita de roubo, receptação e conspiração para roubar. Quase todos os suspeitos são mulheres, incluindo uma cidadã búlgara. Durante as batidas, cerca de 30 dispositivos foram encontrados. O número de telefones roubados em Londres quase triplicou nos últimos quatro anos, saltando de 28.609 em 2020 para 80.588 em 2024. A ministra da Polícia, Sarah Jones, observou que alguns criminosos estão trocando o tráfico de drogas pelo roubo de telefones, devido à maior lucratividade.

As autoridades afirmam que a quadrilha tinha como alvo específico os produtos da Apple, devido à sua lucratividade no exterior. Os ladrões de rua recebiam até 300 libras por aparelho (cerca de R$ 2,1 mil), que eram revendidos na China por até 4 mil (R$ 28,5 mil). O comandante Andrew Featherstone destacou que esta é a maior operação contra roubo de celulares no Reino Unido. A Polícia Metropolitana afirma que os roubos pessoais diminuíram 13% e os furtos caíram 14% em Londres neste ano.

Leia mais

Rolar para cima