PUBLICIDADE

Indicação aposta em QR Code para aproximar população dos serviços urbanos

Uma indicação em Nova Andradina propõe o uso de QR Codes em postes e placas para facilitar a comunicação de problemas urbanos e acesso a informações históricas.

Proposta do vereador Josenildo Ceará visa otimizar comunicação e acesso a informações históricas em Nova Andradina.

Uma indicação em Nova Andradina propõe o uso de QR Codes em postes e placas para facilitar a comunicação de problemas urbanos e acesso a informações históricas.

Em Nova Andradina, uma proposta inovadora busca aproximar a população dos serviços urbanos e da rica história local por meio da tecnologia. Durante a 40ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa, o vereador Josenildo Ceará (PT), com o apoio unânime dos demais parlamentares, apresentou a Indicação nº 588/2025.

A iniciativa sugere a implantação de plaquetas com QR Code em postes de iluminação pública e em placas de identificação de ruas, praças e outros logradouros do município.

A ferramenta de QR Code teria dupla funcionalidade, conforme detalhado na proposta encaminhada ao Executivo municipal. Primeiramente, permitiria que os moradores de Nova Andradina comunicassem, de forma rápida e eficiente, problemas na iluminação pública. Através de um canal oficial via WhatsApp, bastaria escanear o código para enviar a localização exata e, se possível, imagens do ocorrido, agilizando o processo de solicitação e reparo.

Fortalecimento da Memória e Transparência

A segunda e igualmente importante aplicação dos QR Codes seria a de oferecer acesso facilitado a informações históricas. Ao escanear o código em placas de identificação, cidadãos e turistas poderiam conhecer a trajetória dos homenageados que dão nome aos espaços públicos, como ruas e praças.

Essa funcionalidade visa fortalecer a memória coletiva, a identidade comunitária e, inclusive, potencializar o turismo local, transformando cada logradouro em um ponto de conhecimento e cultura.

O texto da indicação ressalta que a adoção dessa tecnologia pode impulsionar significativamente a agilidade no atendimento das demandas urbanas, ao mesmo tempo em que amplia a transparência na prestação de serviços públicos. A facilidade de comunicação direta e o acesso descomplicado a dados oficiais prometem uma gestão mais responsiva e próxima dos anseios da comunidade.

Segundo o vereador Josenildo Ceará, um dos grandes atrativos da proposta é o seu baixo custo de implementação, o que a torna viável para o município. Ele enfatiza que, apesar do investimento modesto, a iniciativa tem o potencial de gerar um impacto direto e positivo na relação entre a população e o poder público, ao simplificar a comunicação e democratizar o acesso à informação oficial, elementos cruciais para o exercício da cidadania plena.

Leia mais

Rolar para cima