Vídeo divulgado nas redes sociais critica a rejeição de medida que aumentaria impostos, alegando prejuízo a programas sociais e investimentos.
O PT criticou o Congresso após a rejeição de uma medida provisória que aumentaria impostos, alegando que a decisão prejudica investimentos em áreas como saúde e educação.
O PT acusou o Congresso de “derrotar o povo brasileiro” após a rejeição de uma medida provisória que visava aumentar impostos, conforme divulgado em vídeo nas redes sociais na sexta-feira, 10. A legenda alega que a decisão impacta negativamente programas sociais e investimentos em áreas cruciais.
Segundo o conteúdo analisado, a Medida Provisória 1303/2025, se aprovada, permitiria ao governo arrecadar R$ 10,5 bilhões ainda em 2025 e R$ 21 bilhões em 2026. O partido defende a taxação dos “super-ricos”, argumentando que pagam proporcionalmente menos impostos.
A proposta visava unificar em 18% a tributação sobre aplicações financeiras a partir de 1º de janeiro de 2026, além de aumentar a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das instituições financeiras. A Câmara dos Deputados rejeitou a medida por 251 votos a 193, a partir de requerimento apresentado pela oposição.