A Polícia Militar do Mato Grosso do Sul deu início a um dos mais importantes avanços estruturais de sua história recente na área de tecnologia e gestão operacional: a regionalização dos Centros de Operações da Polícia Militar (COPOMs) na região Sudeste do Estado.
A iniciativa integra o planejamento estratégico institucional e visa modernizar e integrar o atendimento emergencial 190, aprimorando o comando e controle das operações policiais, a distribuição de viaturas e a resposta a ocorrências.
A regionalização permitirá que as cidades da região Sudeste passem a contar com um Centro Regional de Operações, sediado no Comando de Policiamento de Área 5 (CPA-5), que atenderá — de maneira integrada — os municípios de Nova Andradina, Naviraí, Bataguassu e demais localidades da área.
Segundo o Comandante do CPA-5, Coronel Luís Antônio Sá Braga, o modelo representa um salto tecnológico e operacional:
“A regionalização do COPOM fortalece o conceito de comando e controle, ampliando a consciência situacional e acelerando a tomada de decisão policial. Esse modelo garante respostas mais rápidas, eficientes e integradas em toda a região.”

