Artefatos com símbolos cristãos foram descobertos em escavações na antiga cidade de Eirenópolis, sugerindo uso em rituais religiosos.
Na Turquia, arqueólogos encontraram pães de 1,3 mil anos com símbolos cristãos, indicando uso em rituais religiosos na antiga cidade de Eirenópolis.
Na província de Karaman, na Turquia, arqueólogos encontraram cinco pães carbonizados de aproximadamente 1,3 mil anos. A descoberta foi anunciada pela Diretoria do Museu de Karaman.
A maioria dos pães está marcada com cruzes, e um deles exibe uma imagem de Cristo como semeador, juntamente com a inscrição grega: “Com nossos agradecimentos ao Bem-Aventurado Jesus”.
A equipe de arqueólogos realizou escavações na antiga cidade de Eirenópolis, onde o grego influenciava a língua e a cultura. Segundo o portal Greek City Times, a predominância grega se estabeleceu durante o período helenístico ou romano. Eirenópolis significa Cidade da Paz.
As representações religiosas sugerem que os pães eram utilizados em rituais cristãos da época, como em cerimônias eucarísticas. A existência de outros grupos étnicos na Turquia nos séculos 7 e 8 depois de Cristo não impedia a forte influência das tradições gregas na região.
A inscrição encontrada no pão demonstra como a antiga cidade era um centro cristão com forte influência dos gregos. Além das cruzes, a representação de “Cristo semeador” indica como a fé e a agricultura eram fortemente ligadas na antiguidade. Os alimentos, bem preservados, ainda oferecem pistas sobre os ingredientes e as técnicas de panificação.
De acordo com os pesquisadores, novas investigações devem ser realizadas para aprofundar o entendimento sobre a cultura e a vida rural da época, além da relação entre a fé, sustento e alimentação.

