Lubrificantes otimizados chegam ao mercado nacional com novas especificações para carros híbridos e modelos 1.0 turbo.
Lubrificantes otimizados, com novas especificações, prometem até 5% de economia. Eles são voltados para carros híbridos e modelos 1.0 turbo.
Uma solução para diminuir a emissão de poluentes acaba de ser lançada no Brasil: novos óleos lubrificantes otimizados para carros híbridos e modelos 1.0 turbo prometem revolucionar o mercado. A novidade atende às especificações API SQ e ILSAC GF-7, padrões internacionais adotados pelas montadoras em diferentes continentes.
As novas especificações foram atualizadas por órgãos especializados para auxiliar na diminuição dos poluentes emitidos não só pelos híbridos, mas também pelos carros turboflex. A formulação química dos óleos foi modificada, principalmente para reduzir o atrito dos componentes do motor, fazendo com que o veículo consuma menos combustível. Dessa forma, a energia gerada pela queima do combustível é mais bem aproveitada e, por consequência, diminui a poluição.
A Vibra, antiga Petrobras Distribuidora, foi a primeira a lançar os óleos do tipo API SQ/ILSAC GF-7, que já estão disponíveis nas lojas. A marca promete economia de combustível de até 5% e garante que o produto melhora em 70% a proteção contra corrosão dos componentes. Após estudos específicos para o mercado nacional, os novos óleos são compatíveis com boa parte dos automóveis vendidos nos últimos anos, mas a adoção depende de cada marca.
Uma vantagem extra em carros com sistema start-stop é a redução da formação de gel a partir do óleo (gelificação), graças à estrutura molecular do produto, que também reduz o acúmulo de sujeira no sistema de propulsão. Os novos óleos API SQ e ILSAC GF-7 protegem significativamente contra a chamada pré-ignição em baixas velocidades, mais comum em motores pequenos e turbinados, evitando prejuízos significativos. Essa falha, ligada ao famoso som de “batida de pino”, pode danificar o motor, derretendo velas de ignição, furando os pistões ou quebrando o virabrequim.

