Especula-se que a medida visa acalmar o Senado na indicação de Rodrigo Pacheco ao Supremo Tribunal Federal, após a aposentadoria de Luís Roberto Barroso.
O presidente Lula planeja oferecer três diretorias dos Correios ao senador Davi Alcolumbre (União-AP) como parte de negociações para a vaga no STF.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende oferecer três diretorias dos Correios para indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A informação foi confirmada por fontes da estatal e do Palácio do Planalto.
Interlocutores apontam que as diretorias da empresa postal entram no pacote de negociações pela vaga ao STF, aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. A intenção seria ceder os cargos para “acalmar” os pedidos do Senado em prol da indicação de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ao STF.
Lula tem dito que irá bancar o nome do ministro-chefe da AGU, Jorge Messias, para a Corte, mas que antes irá conversar com Alcolumbre, já que depende do Senado para que Messias seja sabatinado e tenha o nome aprovado.
Os Correios confirmaram que vão tomar um empréstimo com bancos estatais e privados, com garantia do Tesouro Nacional, para equilibrar as contas da empresa nos anos de 2025 e 2026. O valor deverá ser de R$ 20 bilhões.
Emmanoel Schmidt Rondon, ex-funcionário de carreira do Banco do Brasil, assumiu a estatal com a missão de controlar as contas da empresa. Agora, a expectativa é que ao menos três diretorias também mudem de mãos. Juliana Picoli Agatte, diretora de Governaça e Estratégia, já perdeu o cargo. Outros dois diretores devem ser demitidos na próxima semana, os responsáveis pelas diretorias de Operações e Gestão de Pessoas. A Diretoria Administração dos Correios já seria de responsabilidade de um nome indicado pelo presidente do Senado.