Atual ministro da AGU é o nome preferido para a vaga de Luís Roberto Barroso, que se aposentou antecipadamente da Corte.
O presidente Lula deve indicar Jorge Messias para a vaga no STF, segundo aliados. Messias é o atual ministro da AGU e tem 45 anos.
Jorge Messias, atual ministro da AGU, deve ser o indicado pelo presidente Lula para ocupar a vaga no STF, aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso. A informação foi confirmada por cinco auxiliares do petista. A expectativa é que o anúncio oficial ocorra nas próximas horas, e Messias, de 45 anos, será sabatinado no Senado para aprovação.
A escolha de Messias conta com o apoio de lideranças do PT, que o consideram o nome mais próximo de Lula entre os candidatos à vaga. Procurador da Fazenda Nacional desde 2007, Messias poderá permanecer no STF por até 30 anos, seguindo as regras atuais. Ele ocupa o cargo de ministro da AGU desde janeiro de 2023 e já atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência durante o governo Dilma.
Com a possível indicação de Messias, Lula preteriu o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que era apoiado por Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, ministros do STF. Após a divulgação da notícia, Messias declarou que não foi convidado e que se tratava de especulação.

