Presidente solicitou orçamento para a substituição dos motores do Airbus A319CJ, usado em viagens oficiais, visando evitar falhas e garantir a segurança da comitiva.
O presidente Lula solicitou uma proposta para modernizar o avião presidencial, priorizando a troca de motores devido a falhas frequentes na frota da FAB.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao ministro da Defesa, José Mucio, a apresentação de uma proposta para modernizar o avião presidencial até o fim de outubro, com a substituição dos motores como principal alternativa em análise. A medida ocorre em resposta ao aumento de falhas nos equipamentos da frota da Força Aérea Brasileira (FAB).
A troca das turbinas surge como solução temporária, já que não há previsão orçamentária para a compra de um novo jato presidencial, desejo manifestado pelo petista. O Airbus A319CJ, utilizado pelo presidente desde o início do governo, pode passar por uma revisão profunda e receber motores mais modernos. Uma nova aeronave desse modelo está avaliada em cerca de R$ 500 milhões.
Segundo informações, a FAB e o Ministério da Defesa foram orientados a buscar propostas de fornecedores estrangeiros, principalmente nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde se encontram os fabricantes de componentes compatíveis com o modelo. A decisão de avaliar a troca dos motores foi motivada por uma sequência de incidentes mecânicos.
Em 2023, um dos incidentes forçou o retorno da comitiva presidencial durante um voo com destino ao México. Outro problema técnico levou à substituição da aeronave pouco antes de uma viagem ao Pará. As autoridades buscam garantir a segurança e a eficiência das viagens presidenciais.

