PUBLICIDADE

Jornal dos EUA: vice da Venezuela negocia saída de Maduro

Delcy Rodríguez, vice-presidente venezuelana, estaria negociando a saída de Nicolás Maduro do poder com os Estados Unidos, de acordo com o jornal Miami Herald.

Delcy Rodríguez estaria em negociações secretas com os Estados Unidos para uma transição de poder, segundo o Miami Herald.

Delcy Rodríguez, vice-presidente venezuelana, estaria negociando a saída de Nicolás Maduro do poder com os Estados Unidos, de acordo com o jornal Miami Herald.

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, é apontada em reportagem do Miami Herald desta semana como negociadora de um acordo para a saída de Nicolás Maduro do poder. As tratativas envolveriam os Estados Unidos e mediadores do Catar.

As negociações secretas, lideradas por Delcy Rodríguez e seu irmão Jorge Rodríguez, conforme a investigação jornalística, apresentaram propostas formais a representantes de Washington em abril e setembro de 2025. O objetivo seria criar uma alternativa de governo que mantivesse o chavismo, mas sem a presença de Maduro.

Segundo o jornal americano, foram enviadas duas propostas aos EUA. Uma delas previa a renúncia de Maduro, com a entrega do cargo a Delcy Rodríguez, sob garantias de segurança e anistia. A outra sugeria um governo de transição liderado pela vice-presidente, com a participação do ex-general Miguel Rodríguez Torres, atualmente no exílio. A reportagem indica que Maduro teria dado aval preliminar para as negociações, buscando aliviar a pressão internacional e um possível descongelamento das sanções econômicas.

Delcy Rodríguez negou publicamente as informações, classificando a denúncia como “guerra psicológica”. A Casa Branca teria recebido propostas informais sobre uma “transição gradual” do poder, mas sem avanços concretos. A crise econômica e humanitária na Venezuela já dura mais de uma década, com milhões de cidadãos emigrando.

Leia mais

Rolar para cima