PUBLICIDADE

Joias são roubadas do Museu do Louvre; veja itens levados

O Ministério da Cultura da França divulgou a lista de itens roubados da Galerie d'Apollon no Museu do Louvre, incluindo a coroa da Imperatriz Eugênia.

Nove peças foram levadas da Galerie d'Apollon, incluindo a coroa da Imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, que foi encontrada danificada do lado de fora do museu.

O Ministério da Cultura da França divulgou a lista de itens roubados da Galerie d'Apollon no Museu do Louvre, incluindo a coroa da Imperatriz Eugênia.

Na manhã deste domingo (19), o Ministério da Cultura da França reportou o roubo de nove peças da Galerie d’Apollon, no interior do Museu do Louvre. Entre os itens subtraídos, uma peça já foi recuperada. A coroa da Imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, foi encontrada danificada do lado de fora do museu; a peça de ouro, adornada com 1.354 diamantes e 56 esmeraldas, foi aparentemente deixada para trás durante a fuga.

De acordo com a Reuters, entre as joias ainda desaparecidas estão a tiara do conjunto de joias da Rainha Maria Amélia e da Rainha Hortense, o colar do conjunto de joias de safira das mesmas rainhas, um brinco de um par do mesmo conjunto, um colar de esmeraldas do conjunto Marie-Louise, um par de brincos de esmeralda do mesmo conjunto, um broche conhecido como “broche relicário”, a tiara da Imperatriz Eugénie e um grande nó de corpete (broche) da Imperatriz Eugénie.

A ministra da Cultura, Rachida Dati, informou à emissora de TV francesa TF1 que o roubo durou menos de quatro minutos. Ela ressaltou a rapidez da ação, notando que “o crime organizado hoje tem como alvo objetos de arte e os museus”. A Sotheby’s estima que o diamante Régent, que está abrigado na mesma galeria, vale mais de US$ 60 milhões, mas não foi alvo dos criminosos.

Leia mais

Rolar para cima