A passagem, que leva o nome do imperador romano Cômodo, permitia que os imperadores acessassem a arena sem se misturar à multidão.
Pela primeira vez, visitantes podem conhecer a passagem secreta que imperadores romanos usavam para acessar o Coliseu sem se misturar à multidão.
Visitantes agora podem conhecer a passagem secreta do Coliseu, em Roma, utilizada por imperadores para entrar na arena sem contato com o público. A passagem, batizada em homenagem ao imperador romano Cômodo (161-192 d.C.), oferece uma nova perspectiva sobre a história do monumento.
A Passagem de Cômodo permitia que imperadores assistissem a lutas de gladiadores e outros espetáculos sem se misturar à multidão. A estrutura foi escavada nas fundações do Coliseu entre o final do século 1º e o início do século 2º, como um acréscimo ao projeto original.
O Coliseu foi inaugurado em 80 d.C. “Esta passagem agora está aberta ao público pela primeira vez. Assim, os visitantes poderão apreciar como era ser um imperador”, disse a arqueóloga Barbara Nazzaro à Reuters.