Oportunidades são para nível médio e visam a realização de pesquisas estatísticas em todo o país.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) planeja abrir um novo concurso público com 9.580 vagas temporárias. As provas estão previstas para 2026.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) planeja abrir um novo concurso público para preencher 9.580 vagas temporárias de nível médio, com provas previstas para janeiro de 2026. A informação foi divulgada após publicação no Diário Oficial da União (DOU).
A Fundação Getulio Vargas (FGV) foi contratada para organizar o concurso, segundo o IBGE. A publicação dos editais está prevista para novembro deste ano, enquanto o resultado final deve ser divulgado em março de 2026.
Os aprovados serão contratados para a “realização de pesquisas de natureza estatística efetuadas pelo IBGE em todo o território nacional”. O processo seletivo é considerado o “maior” da história do instituto, com oportunidades divididas entre Agente de Pesquisas e Mapeamento (8.480 vagas) e Supervisor de Coleta e Qualidade (1.100 vagas).
Os contratos terão duração de um ano, prorrogável por até três anos. O IBGE ainda definirá a remuneração para cada cargo, observando os limites previstos em lei. O recrutamento acontecerá por meio de um Processo Seletivo Simplificado (PSS), com informações divulgadas nos canais oficiais do IBGE e da FGV.
Em 2023, o IBGE realizou concurso para contratar 8.141 funcionários temporários para a elaboração de pesquisas, além de ofertar 895 oportunidades no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

