PUBLICIDADE

Grupo Abra, proprietário da Gol, planeja IPO nos EUA

O Grupo Abra, dono da Gol e Avianca, pretende abrir capital nos EUA após a Gol sair da B3. Reestruturação visa sinergias e corte de custos.

Abertura de capital nos Estados Unidos ocorre após a retirada da Gol da B3; reestruturação societária busca sinergias e redução de custos.

O Grupo Abra, dono da Gol e Avianca, pretende abrir capital nos EUA após a Gol sair da B3. Reestruturação visa sinergias e corte de custos.

O Grupo Abra, controlador da Gol e da Avianca, comunicou nessa quarta-feira, 15 de outubro, a intenção de abrir seu capital nos Estados Unidos. A decisão surge após o anúncio da retirada da Gol da Bolsa de Valores brasileira (B3).

A medida visa a submeter à SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) um rascunho de declaração de registro no Formulário F-1, referente a uma possível oferta pública inicial (IPO) de suas ações ordinárias nos EUA. O IPO representa a venda inicial de ações de uma empresa na bolsa de valores, transformando-a em uma companhia de capital aberto.

Através dessa operação, o Grupo Abra busca captar recursos financeiros de investidores, que se tornam sócios do negócio, com ações negociadas publicamente. A realização do IPO e seu cronograma estão condicionados às condições de mercado e à conclusão do processo de revisão pela SEC.

A abertura de capital nos EUA já era esperada, principalmente após o anúncio da saída da Gol da Bolsa do Brasil. A proposta de reestruturação da Gol prevê que a Gol Linhas Aéreas Inteligentes e a Gol Investment Brasil (GIB) sejam incorporadas pela Gol Linhas Aéreas (GLA).

A Gol Investment Brasil detém a Gol Linhas Aéreas Inteligentes, que possui ações negociadas na B3. A Gol Linhas Aéreas Inteligentes, por sua vez, é dona da Gol Linhas Aéreas (GLA). A reestruturação da Gol necessita de aprovação em assembleia-geral, programada para o dia 4 de novembro.

Segundo a empresa, a reformulação busca reorganizar as operações da companhia, buscando sinergias e reduzindo custos. Após o processo de recuperação judicial da Gol nos EUA, o Grupo Abra aumentou sua participação na companhia aérea de 52% para mais de 80%.

Leia mais

Rolar para cima