Proposta envolveria participação majoritária no petróleo e outros minerais, além de contratos preferenciais para empresas dos EUA.
O governo venezuelano, liderado por Nicolás Maduro, teria oferecido aos EUA participação majoritária no petróleo e outros recursos minerais, segundo o New York Times.
O governo venezuelano, liderado por Nicolás Maduro, teria oferecido aos Estados Unidos uma participação majoritária no petróleo e outros recursos minerais da Venezuela. Segundo o New York Times, que ouviu pessoas próximas às negociações, as conversas duraram meses, mesmo com a classificação do governo de Maduro como “cartel narcoterrorista” por Washington e o envio de navios de guerra ao Caribe.
As negociações envolveram um alto funcionário dos EUA e assessores de Maduro. A Venezuela teria proposto contratos preferenciais para empresas dos EUA, redirecionando exportações de petróleo da China para os EUA e reduzindo contratos energéticos com empresas chinesas, iranianas e russas.
Ainda de acordo com o conteúdo analisado, o governo Trump teria recebido a proposta mesmo após classificar o governo de Nicolás Maduro como um “cartel narcoterrorista”.