O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul realizou, nos dias 15 e 16 de julho de 2025, o Encontro de Gestores de Pessoas, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O evento reuniu servidores de diferentes poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, além de membros do Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas com o objetivo de discutir a modernização, inclusão e inovação no serviço público estadual.
Organizado pela Secretaria de Estado de Administração (SAD), com apoio da Escolagov, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Sead) e do Tribunal de Contas de MS, o encontro também abriu espaço, pela primeira vez, para a participação de estudantes universitários, visando integrar uma nova visão estratégica à gestão de pessoas.
Com uma programação diversificada, o evento contou com palestras de nomes de destaque nacional, como o historiador Leandro Karnal, que encerrou o encontro com reflexões sobre liderança e gestão com propósito, e a filósofa Djamila Ribeiro, que abordou os desafios e avanços nas políticas de equidade de gênero e raça. Outros especialistas também trouxeram temas relevantes como saúde mental, neuroliderança, combate ao assédio institucional e inovação no setor público.
O secretário estadual de Administração, Frederico Felini, destacou que o foco da gestão estadual é oferecer serviços públicos mais eficientes e conectados com a realidade da população. Já Léa Ribeiro, superintendente de Gestão de Pessoas da SAD, ressaltou que transformar o serviço público passa necessariamente pelas pessoas que o constroem diariamente. Para ela, momentos como esse são fundamentais para fortalecer a inteligência institucional com empatia e propósito.
Ben-Hur Ferreira, secretário-executivo de Direitos Humanos, reforçou que uma gestão moderna precisa ser também inclusiva e pautada pela justiça, diversidade e dignidade humana. Durante os dois dias de evento, além das palestras e painéis técnicos, os participantes puderam vivenciar momentos de troca, reflexão e até mesmo atividades culturais voltadas ao bem-estar dos servidores.
A iniciativa teve ainda o apoio de instituições como Assomasul, Cassems, Unisaúde e o Movimento Pessoas à Frente, fortalecendo o compromisso do governo estadual com uma administração pública mais justa, moderna e humana.
Foto: Saul Schramm/Secom/Arquivo

