Após a derrubada de medida provisória, governo busca alternativas para equilibrar as contas, incluindo possível aumento do IOF.
O governo Lula estuda medidas para cobrir um rombo de R$ 35 bilhões nas contas públicas, após a derrubada de uma medida provisória pela Câmara.
Diante da necessidade de equilibrar as contas públicas, o governo federal considera a possibilidade de aumentar impostos. Essa medida surge após a Câmara derrubar a Medida Provisória 1.303, abrindo um rombo de R$ 35 bilhões.
Para conseguir a aprovação das medidas, o governo terá que mudar de estratégia e apresentar as propostas separadamente. Segundo a análise, o governo errou ao concentrar diversas mudanças em um único pacote de medidas.
A medida provisória 1.303 propunha mudanças tributárias em diversos setores, incluindo o aumento de impostos sobre bancos, agronegócio e casas de apostas. Além disso, previa a unificação da alíquota do Imposto de Renda sobre investimentos em 18%, o que também incluiria os Juros sobre Capital Próprio (JCP), atualmente tributados em 15%. A MP, no entanto, perdeu a validade na última quarta-feira, marcando uma derrota para o governo.
A medida tinha como objetivo aumentar a arrecadação após o Congresso barrar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Embora o imposto tenha sido parcialmente reposto pelo Supremo Tribunal Federal, a meta de déficit zero definida pelo governo ainda não foi alcançada.