PUBLICIDADE

Facções tentam dominar comércio em áreas turísticas de Fortaleza

Facções criminosas estariam tentando controlar o comércio na orla de Fortaleza, extorquindo ambulantes e permissionários, segundo relatos.

Ações da Polícia Civil e Militar resultaram na prisão de dois suspeitos de extorsão a comerciantes na Praia de Iracema.

Facções criminosas estariam tentando controlar o comércio na orla de Fortaleza, extorquindo ambulantes e permissionários, segundo relatos.

Em Fortaleza, facções criminosas estariam tentando controlar o comércio na orla da praia, de acordo com relatos de vendedores. A ação das autoridades levou à prisão de dois suspeitos de extorsão a permissionários no bairro Praia de Iracema, em 19 de agosto.

O aumento do fluxo turístico na capital cearense, que registrou 70 mil visitantes estrangeiros entre janeiro e agosto, despertou o interesse dos grupos criminosos, segundo investigação jornalística. A Polícia Civil e a Polícia Militar do Ceará prenderam dois homens, supostamente ligados ao Comando Vermelho, que estariam coagindo comerciantes autônomos a comprar produtos de um fornecedor indicado pela facção.

A Associação de Comerciantes Permissionários Estacionários da Avenida Beira Mar de Fortaleza confirmou que ambulantes relataram ter sido abordados pelos criminosos. Após as prisões, não houve novos relatos de abordagens. A prefeitura informa que há ao menos 2.000 comerciantes com permissão para atuar na área, entre ambulantes, feirantes e permissionários.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, entre janeiro e agosto deste ano, foram realizadas 1.418 prisões e apreensões de suspeitos ligados a grupos criminosos, representando um aumento de 61,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 878 capturas. O governo estadual também reforçou o combate às facções com a Operação Integração Saturação Total, iniciada em junho.

Leia mais

Rolar para cima