Apesar de contato telefônico entre Lula e Donald Trump, reunião entre o ministro das Relações Exteriores e o secretário de Estado americano não tem data definida.
Ainda não há data marcada para o encontro entre Mauro Vieira e Marco Rubio, mesmo após contato entre Lula e Trump, segundo fonte.
A reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, segue sem data definida, mesmo após o telefonema entre os presidentes Lula e Donald Trump. O Itamaraty admitiu a falta de agenda para o encontro, conforme nota oficial.
Ainda segundo a fonte, o episódio faz lembrar outros momentos em que Vieira demorou a se posicionar em situações importantes para as relações internacionais brasileiras. Um exemplo citado é o da crise com os Estados Unidos, quando, após a carta de Trump com as primeiras tarifas, Vieira viajou para Zagreb, na Croácia.
Outro caso mencionado é o da Venezuela, após o golpe, fraude eleitoral e repressão aos opositores por parte de Maduro. Na ocasião, Mauro Vieira teria se calado, demorando 81 dias para comparecer ao Senado e explicar a posição do Brasil em relação ao governo venezuelano.