PUBLICIDADE

Edifícios com elevador para carros ganham popularidade no país

Prédios com elevadores que levam carros aos apartamentos se tornam opção para milionários. A ideia, antes rara, agora se multiplica em edifícios no país.

A paixão por carros leva milionários a optarem por elevadores que levam os veículos até o apartamento, com edifícios oferecendo essa comodidade em diversas cidades.

Prédios com elevadores que levam carros aos apartamentos se tornam opção para milionários. A ideia, antes rara, agora se multiplica em edifícios no país.

A paixão por carros leva alguns milionários a optarem por elevadores que sobem com o veículo até o apartamento. Essa tendência, que já existia em um único prédio no Brasil, agora se encontra em quatro edifícios, com outros dois em construção.

De acordo com o engenheiro civil Alexandre Andrada, os elevadores automotivos seguem normas da área industrial, sendo feitos com base em elevadores de carga convencionais. O custo é um fator importante, já que as plataformas podem chegar a cinco metros e exigem reforço no poço e na laje para suportar até 3.500 kg.

Em alguns casos, a legislação exige medidas de combate a incêndio e contenção de fumos, o que eleva o custo do elevador automotivo para cerca de R$ 8 milhões, enquanto um elevador convencional do mesmo tamanho sairia 85% mais barato. Apartamentos com essa característica podem custar cerca de R$ 15 mil por metro quadrado.

Um corretor destaca que os clientes costumam ter carros personalizados e desejados, e exibi-los no apartamento ajuda a compor a decoração e impressionar as visitas. A moda do elevador automotivo no Brasil começou em 2010, com o edifício Parc Zodíaco em Belo Horizonte (MG). Outros edifícios como o Sol Botânico, Quatro Ventos, Victorian Living Desire, EDGE e Senna Tower também adotaram essa tecnologia.

Leia mais

Rolar para cima