PUBLICIDADE

CV espalhou câmeras pelos complexos da Penha e Alemão para monitorar movimentação policial

O Comando Vermelho instalou câmeras e usa drones nos complexos da Penha e Alemão para monitorar a polícia, protegendo líderes e antecipando operações.

Facção criminosa investe em sofisticado sistema de vigilância com câmeras e drones para proteger líderes e antecipar ações policiais.

O Comando Vermelho instalou câmeras e usa drones nos complexos da Penha e Alemão para monitorar a polícia, protegendo líderes e antecipando operações.

O Comando Vermelho (CV) estabeleceu um sofisticado sistema de vigilância nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, com o objetivo de monitorar intensamente a movimentação policial e assegurar a proteção de seus líderes. A instalação de câmeras em pontos estratégicos e o uso de drones revelam uma estratégia para antecipar ações das forças de segurança, como a megaoperação conjunta das polícias Civil e Militar realizada recentemente na região.

Esses equipamentos são fixados em postes, permitindo que os traficantes evitem serem surpreendidos por incursões. A prática de monitoramento por câmeras tornou-se tão intrínseca às operações do CV que até mesmo em territórios recentemente dominados pela facção, como a Gardênia, na Zona Sudoeste da cidade, já contam com essa infraestrutura de vigilância.

Tecnologia a Serviço do Tráfico

A inteligência por trás desse esquema é notável. Algumas câmeras são controladas por figuras-chave como Juan Breno Ramos, conhecido como ‘BMW’, um dos chefes do CV na região, que inclusive foi filmado treinando novos integrantes.

As investigações da Delegacia de Repressão à Entorpecentes (DRE) da Polícia Civil do Rio de Janeiro apontam que muitos desses dispositivos possuem sensores de movimentação, aumentando a eficácia do monitoramento.

Toda essa estrutura visa, em grande parte, garantir a segurança de Edgar Alves de Andrade, o ‘Doca’, apontado como o maior chefe do Comando Vermelho em liberdade. ‘Doca’ conseguiu escapar do cerco policial durante a megaoperação da última terça-feira, evidenciando a eficácia do sistema de alerta da facção.

Além das câmeras, os traficantes empregam drones que sobrevoam as comunidades dia e noite. Esses aparelhos não só acompanham os deslocamentos das forças policiais, mas também são utilizados para ataques diretos.

Durante a recente incursão, bombas foram lançadas contra as equipes de policiais civis e militares na chegada às comunidades, demonstrando a capacidade ofensiva do grupo.

A crescente sofisticação tecnológica empregada pelo Comando Vermelho representa um desafio significativo para as autoridades, que precisam adaptar suas estratégias para combater o crime organizado em um cenário onde a vigilância e a tecnologia se tornam ferramentas essenciais para as facções.

Leia mais

Rolar para cima