PUBLICIDADE

Câmara propõe inclusão digital para idosos e prevenção a golpes virtuais

Ideia é capacitar as pessoas idosas para que tenham acesso consciente e seguro às tecnologias, como smartphones, redes sociais, aplicativos bancários e serviços públicos on-line. Com apoio unânime dos vereadores, a vereadora Márcia Lobo (Podemos) apresentou durante a 18ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Andradina, realizada na terça-feira (1º), a proposta de criação […]

Ideia é capacitar as pessoas idosas para que tenham acesso consciente e seguro às tecnologias, como smartphones, redes sociais, aplicativos bancários e serviços públicos on-line.

Com apoio unânime dos vereadores, a vereadora Márcia Lobo (Podemos) apresentou durante a 18ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Andradina, realizada na terça-feira (1º), a proposta de criação de um projeto de inclusão digital voltado à população idosa. 

A parlamentar defende que o avanço tecnológico, embora traga facilidades, também tem ampliado as barreiras para pessoas que não dominam o uso de dispositivos e plataformas digitais. “A exclusão digital de idosos é um problema real, que gera dependência, isolamento e aumenta a exposição a golpes cada vez mais sofisticados. A ideia é capacitar as pessoas idosas para que tenham acesso consciente e seguro às tecnologias”, justifica Márcia.

Diariamente, a imprensa noticia casos de fraudes e crimes virtuais que têm como alvo principal o público da terceira idade — vítimas de sua vulnerabilidade digital. Diante desse cenário, a proposta visa oferecer oficinas práticas de capacitação em tecnologias básicas, como uso de smartphones, redes sociais, aplicativos bancários e serviços públicos on-line.

O projeto também se inspira em iniciativas bem-sucedidas, como o “Idosas Conectadas”, desenvolvido em Maringá (PR), e sugere que as atividades sejam desenvolvidas em locais como os CRAS, centros de convivência ou por meio de parcerias com instituições de ensino e voluntários capacitados, sempre com metodologia acessível e linguagem adequada ao perfil do público.

A indicação 312/2025, assinada por todos os parlamentares, foi encaminhada ao prefeito Leandro Fedossi e à secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Cida Valdez. O foco central não é apenas o acesso à informação, mas a promoção da autonomia, o fortalecimento da autoestima e a prevenção de situações de risco digital entre os idosos de Nova Andradina.

Foto: Divulgação

Leia mais

Rolar para cima