Encontro do Mercosul ocorreu em Brasília na última sexta-feira (10); Argentina, Colômbia e Paraguai saudaram a premiação da opositora venezuelana.
O Brasil não se juntou a Argentina, Colômbia e Paraguai em documento do Mercosul que saudava María Corina Machado, Nobel da Paz; reunião ocorreu em Brasília.
A reunião do Foro de Consulta e Concertação Política do Mercosul, realizada em Brasília na última sexta-feira (10), teve como um dos pontos de discussão a premiação de María Corina Machado com o Nobel da Paz de 2025, porém, o Brasil não endossou o documento que saudava a líder antichavista. A atitude contrastou com a manifestação de apoio de Argentina, Colômbia e Paraguai, que expressaram suas felicitações a María Corina por sua “incansável defesa da democracia e das liberdades fundamentais”, conforme consta na ata do encontro.
Até o momento, o Palácio do Planalto e o Itamaraty não se pronunciaram oficialmente sobre a premiação. Celso Amorim, assessor Internacional da Presidência da República, chegou a declarar que a escolha de María Corina parece ter motivações políticas. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém uma postura distante da opositora do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Áudios revelados pela CNN mostram María Corina buscando um encontro com Lula, sem sucesso, e tecendo críticas ao presidente em conversas com interlocutores.

