PUBLICIDADE

Barroso avaliou Messias, Pacheco e Dantas a Lula para vaga no STF

Luís Roberto Barroso compartilhou suas impressões sobre os possíveis sucessores com Lula em jantar na semana passada, antes de se aposentar do STF.

Ministro aposentado do STF manifestou suas impressões ao presidente sobre os nomes cotados para a sucessão, em encontro recente.

Luís Roberto Barroso compartilhou suas impressões sobre os possíveis sucessores com Lula em jantar na semana passada, antes de se aposentar do STF.

Em um jantar na última sexta-feira (17), o ministro aposentado Luís Roberto Barroso comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que considera Jorge Messias, Rodrigo Pacheco e Bruno Dantas aptos para a vaga de ministro do STF. Lula solicitou a Barroso sua avaliação sobre o ministro Jorge Messias, da AGU, o senador Rodrigo Pacheco e o ministro Bruno Dantas, do TCU.

É a primeira vez que o presidente menciona explicitamente os nomes dos cotados em conversas sobre o tema com ministros do STF. Os dois conversaram sobre a sucessão no tribunal, a vida pessoal de cada um e o cenário político brasileiro. A indicação de um ministro ao STF é uma atribuição exclusiva do presidente da República.

Apesar de Messias ser o favorito do presidente para a vaga aberta com a aposentadoria de Barroso, Lula tem buscado nos últimos dias a opinião de ministros do tribunal sobre os possíveis nomes. Ministros afirmaram a Lula que a Corte deve continuar sendo alvo de ataques nos próximos anos e que o seu indicado deve ser alguém “firme” na defesa da democracia e das instituições. Os magistrados demonstram preferência pelo nome de Pacheco, advogado que manteve ligação próxima com ministros do STF enquanto presidiu o Congresso Nacional.

Antes de sacramentar sua decisão, Lula deve se reunir com o senador Davi Alcolumbre para tratar do assunto. Alcolumbre defende que Lula indique Pacheco para a vaga. Não há uma data definida para o encontro entre os dois.

Leia mais

Rolar para cima