PUBLICIDADE

Aumento de casos de escarlatina: saiba por que ocorrem no 2º semestre

Especialistas alertam para o aumento de casos de escarlatina, principalmente entre crianças de 5 a 15 anos, devido às mudanças de temperatura e ambientes fechados.

Especialistas apontam que a mudança de temperatura e a maior concentração de pessoas em ambientes fechados favorecem a transmissão da doença, especialmente em crianças de 5 a 15 anos.

Especialistas alertam para o aumento de casos de escarlatina, principalmente entre crianças de 5 a 15 anos, devido às mudanças de temperatura e ambientes fechados.

O aumento de casos de escarlatina no segundo semestre do ano tem chamado a atenção, principalmente entre crianças de 5 a 15 anos. Segundo o pediatra Thales Araújo de Oliveira, do Sabará Hospital Infantil, em São Paulo, essa tendência está ligada às mudanças de temperatura. Ele explica que, com a chegada de estações mais frias, as pessoas tendem a permanecer em ambientes fechados, o que facilita a transmissão da bactéria causadora da doença.

No Sabará Hospital Infantil, o aumento de atendimentos por escarlatina foi de quase 80% entre julho e agosto. Os números passaram de 64 para 116, respectivamente. A pediatra Ana Maria Melo, do Hospital Samaritano Higienópolis, ressalta a importância da comunicação dos casos, especialmente nas escolas.

A escarlatina é causada pela bactéria estreptococo beta-hemolítico do grupo A. Essa bactéria também causa amigdalites e infecções na pele. Apesar de não ser de notificação compulsória, a identificação e comunicação dos casos são importantes para evitar surtos, principalmente em ambientes escolares. Em 2024, o Hospital Samaritano identificou 120 casos até setembro.

Leia mais

Rolar para cima