A medida visa proteger o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) e outros funcionários federais, segundo o Comando Norte dos EUA.
Centenas de soldados foram mobilizados na noite de quarta-feira (8) para a região metropolitana de Chicago, após pedido de Donald Trump.
Na noite de quarta-feira (8), centenas de soldados foram mobilizados para a área metropolitana de Chicago, após o pedido do ex-presidente Donald Trump para prender o prefeito da cidade e o governador de Illinois. O motivo seria a falta de cooperação na prevenção dos protestos contra as operações de imigração. O Comando Norte dos EUA comunicou a mobilização através do X.
De acordo com as autoridades, os militares atuarão na proteção do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) e de outros funcionários do governo que desempenham funções federais. Chicago, a terceira maior cidade do país, tem sido o foco da estratégia de Trump contra a imigração irregular.
Essa estratégia tem gerado denúncias de abusos de direitos humanos e acusações de autoritarismo, além de ter provocado diversos protestos e processos judiciais. As medidas implementadas pelo ex-presidente têm sido alvo de críticas e debates acalorados em todo o país.

