PUBLICIDADE

Apagão nacional: incêndio em subestação do PR causa interrupção

Na madrugada desta terça (14), uma falha em subestação do Paraná causou apagão em 26 estados e no DF. Ministro Alexandre Silveira explicou a causa.

Pane atingiu todos os estados e o Distrito Federal, interrompendo o fluxo de energia e demandando realocação de cargas.

Na madrugada desta terça (14), uma falha em subestação do Paraná causou apagão em 26 estados e no DF. Ministro Alexandre Silveira explicou a causa.

Na madrugada desta terça-feira (14), um incêndio em uma subestação no Paraná provocou um apagão que atingiu todos os 26 estados e o Distrito Federal. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o problema foi de ordem elétrica, e não por falta de energia.

O incidente causou uma interrupção no fluxo de energia, demandando a realocação das cargas de energia. Segundo Silveira, a subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), é responsável por produzir um grande volume de tensão elétrica: 500kV (quilovolts).

O sistema de transmissão, que opera de forma “praticamente automatizada” pelo Operador Nacional de Sistema (ONS), realizou um corte programado de energia para impedir uma interrupção ainda maior no país. O ministro explicou que o sistema elétrico nacional funciona em equilíbrio entre a energia gerada e a demanda elétrica.

Quando ocorre uma situação de grande porte, como um incêndio em uma subestação importante, pode haver um desequilíbrio nessa proporção. Em outras palavras, em algum momento, a carga pode se tornar maior do que a geração de energia, já que uma das fontes de geração foi comprometida.

Após o corte, o sistema, uma vez operando de forma adequada, inicia o processo de recomposição de cargas e a retomada do fornecimento elétrico. O Ministério de Minas e Energia informou que o restabelecimento da transmissão de energia ocorreu de maneira controlada logo nos primeiros minutos, e até 1h30 da manhã, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas.

O tempo de recomposição total do fornecimento de energia elétrica foi inferior a ocorrências de mesma magnitude já registradas no sistema interligado nacional.

Leia mais

Rolar para cima