PUBLICIDADE

Anvisa manda retirar 78 cosméticos irregulares do mercado

Anvisa determinou o recolhimento de 78 cosméticos irregulares, incluindo produtos para cabelo, pele e cremes dentais, após identificar diversas irregularidades.

Produtos de cabelo, pele e cremes dentais estão na lista de itens com problemas.

Anvisa determinou o recolhimento de 78 cosméticos irregulares, incluindo produtos para cabelo, pele e cremes dentais, após identificar diversas irregularidades.

Após constatar irregularidades, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (6/10), o recolhimento de 78 cosméticos do mercado. Entre os produtos afetados estão itens para cabelo, pele e cremes dentais.

A Cosmoética Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda é a fabricante da maioria dos produtos (69 do total). Segundo a Anvisa, a empresa apenas notificou a existência dos produtos, em vez de registrá-los, o que é exigido para cosméticos que não são de baixo risco. Diante disso, a agência também suspendeu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e o uso dos produtos da marca.

A agência reguladora ressalta que produtos sem registro ou regularização não oferecem garantia de qualidade, segurança e eficácia, representando sérios riscos à saúde.

Além dos produtos da Cosmoética, a Anvisa também determinou sanções para o cosmético Truss Máscara Capilar Selante Blond, fabricado pela Vegan do Brasil Indústria de Cosméticos Ltda, e para oito cosméticos da Ozenteck, produzidos pela +Briefing Agência de Publicidade e Representações Ltda. No caso da Ozenteck, a Anvisa apontou que a empresa alegou atividade farmacológica para produtos registrados como cosméticos, o que não é permitido.

A Anvisa orienta que a comercialização desses produtos seja denunciada através da Ouvidoria da agência ou pela Central de Atendimento, no número 0800 642 9782.

Leia mais

Rolar para cima