Região Centro-Sul do país pode ter tempestades severas no feriado, impulsionadas por um rio atmosférico
Formação de ciclone no feriado de Dia das Crianças (12) coloca em alerta a região Centro-Sul do Brasil, com potencial para tempestades, dizem autoridades.
O feriado de Dia das Crianças, 12 de outubro, pode ser marcado pela formação de um ciclone na região Centro-Sul do Brasil, com potencial de provocar tempestades severas, segundo o Meteored. O fenômeno, impulsionado por um rio atmosférico, eleva o risco de chuvas intensas e outros eventos climáticos.
A combinação de ventos intensos e calor úmido na superfície favorece a formação de ciclones extratropicais na área entre a costa do Uruguai e o extremo sul do Brasil. O jato de baixos níveis (JBN), corrente de vento que transporta calor e umidade da Amazônia, atua como um “rio atmosférico”, intensificando a energia do ciclone e atraindo ainda mais umidade.
As tempestades devem atingir todo o Sul do país e partes do Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. As instabilidades devem começar na madrugada de domingo (12) na fronteira oeste do Rio Grande do Sul e se deslocar para leste ao longo do dia. Até o final da manhã, a chuva deve alcançar o centro-norte gaúcho e o oeste de Santa Catarina e Paraná.
De acordo com o modelo meteorológico ECMWF, as áreas mais afetadas serão a metade oeste do Rio Grande do Sul (Campanha, Oeste, Centro e Norte), o Centro-Oeste de Santa Catarina e Paraná, além do Sudoeste e Baixo Pantanal do Mato Grosso do Sul. Nessas regiões, há alto potencial para granizo, rajadas intensas de vento e raios frequentes.
A presença de granizo indica intensa movimentação vertical na atmosfera, com nuvens altamente desenvolvidas e risco elevado de danos. As autoridades recomendam que os moradores evitem permanecer ao ar livre durante as tempestades e sigam as orientações da Defesa Civil.