Ministro do Esporte é punido por permanecer no governo Lula, contrariando orientação partidária
Ciro Nogueira, presidente do PP, afastou André Fufuca da vice-presidência e determinou intervenção no diretório do Maranhão após ministro contrariar o partido.
Após decisão de André Fufuca de manter-se no Ministério do Esporte, Ciro Nogueira o afastou da vice-presidência do PP e determinou intervenção no diretório do Maranhão. O anúncio foi feito em Brasília, em 8 de outubro de 2025, segundo nota oficial.
A medida punitiva contra Fufuca ocorreu porque ele contrariou a orientação da Executiva Nacional do partido, que havia determinado o rompimento com o governo Lula. A direção nacional do PP também retirou de Fufuca o comando da legenda no Maranhão.
De acordo com a nota assinada por Ciro Nogueira, o partido “reitera o posicionamento de que não faz e não fará parte do atual governo, com o qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática”.
A decisão aprofunda a crise entre o PP e o Palácio do Planalto, em um momento de busca por apoio político. O afastamento de Fufuca representa um recado contra parlamentares e dirigentes que insistem em manter vínculos com o governo.