A Escola Municipal Maria Imaculada Fernandes, situada no bairro Universitário em Nova Andradina (MS), vem se destacando por sua atuação na educação ambiental com o projeto
“Águas que ensinam a proteger o Pantanal”.
A iniciativa foi desenvolvida com os alunos do 2º ano, sob a regência da professora Daiane R. Dias, com apoio da coordenadora pedagógica Ana Cláudia Silvia e da diretora Lucimara Cássia.
O projeto teve como objetivo despertar a consciência ecológica entre os estudantes e suas famílias, promovendo o conhecimento sobre o bioma pantaneiro, valorizando os rios da região e reconhecendo a piscicultura como alternativa sustentável de geração de renda.
A proposta incentivou reflexões sobre responsabilidade, solidariedade e cuidado com o meio ambiente.
Ao longo dos três primeiros bimestres, os alunos participaram de diversas atividades interdisciplinares que integraram saberes científicos, culturais e socioambientais. Entre as ações realizadas, destacam-se:
Visita ao Viveiro Municipal de Mudas; oficina de culinária com ingredientes regionais; entrevista com piscicultor local; pesquisas na sala de tecnologia; produções artísticas e colaborativas; rodas de conversa com nutricionista; mobilização comunitária e atividades pedagógicas integradas.
Um dos momentos mais marcantes foi a oficina de culinária, que contou com a colaboração especial da merendeira Tânia de Lima, responsável por preparar uma deliciosa moqueca, valorizando ingredientes locais e promovendo a cultura alimentar regional.
A atividade também teve o suporte técnico da nutricionista da Secretaria de Educação, além da participação da Professora de apoio Gabriela Silva e da Auxiliar de sala Geane Andrea Lopes, que atuaram diretamente nas atividades pedagógicas e na mediação com os alunos.
A participação ativa das funcionárias administrativas e das famílias reforçou o vínculo entre escola e comunidade, ampliando o impacto das ações educativas.
O projeto revelou o protagonismo infantil e mostrou que a educação pode ser um agente transformador na construção de um futuro mais sustentável.
A professora Daiane, destacou dizendo: “Cada atividade foi pensada para despertar nas crianças o amor pela natureza e o senso de responsabilidade.
Ver o envolvimento delas e das famílias foi emocionante e gratificante!”
A aluna Lorena Gama Correa , de 7 anos, compartilhou sua experiência com entusiasmo:
“Eu aprendi que precisamos cuidar do Pantanal pois só assim nós manteremos vivos!”, concluiu.
Com iniciativas como essa, os professores da rede municipal de ensino reafirma seu compromisso com a formação de cidadãos de bem, e a proteção dos recursos naturais, inspirando outras escolas e comunidades a seguirem o mesmo caminho.