Serviços de saúde, cidadania e recreação levaram cuidado e inclusão à comunidade rural no último sábado (28)
Um sábado de cuidado, prevenção e acolhimento. Assim foi o dia 28 de junho para os moradores do Assentamento São João, que receberam uma ação em saúde promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. A mobilização transformou a Igreja Católica local em um verdadeiro centro de atendimento e cidadania, beneficiando 130 pessoas com diversos serviços.
A iniciativa, que integra a estratégia do Governo Municipal de levar saúde às regiões mais distantes, teve como objetivo descentralizar o atendimento e garantir que famílias do campo também tenham acesso a cuidados básicos e fundamentais. Durante a ação, foram realizados atendimentos odontológicos com foco no rastreio de câncer bucal, aplicação de 48 vacinas contra a Influenza e de rotina, aferição de pressão arterial em 40 pessoas e testes de glicemia capilar em 22 participantes.
Como forma de ampliar o cuidado com a saúde da mulher, foram distribuídos 360 pacotes de absorventes (cada um contendo 8 unidades). Também foram realizadas a pesagem e atualização cadastral dos beneficiários do Bolsa Família, além da oferta do Varal Solidário, que ofereceu 270 peças de roupas e calçados à comunidade, reforçando o compromisso social da mobilização.
O evento foi enriquecido pela participação da Fundação Nova-Andradinense de Esporte e Lazer (Funael), por meio do projeto Bairro Feliz, que levou atividades esportivas, recreativas e serviços sociais à comunidade, reforçando o caráter integrador e inclusivo do evento.
“O sucesso da ação no Assentamento São João mostra que a saúde precisa estar onde o povo está. Nossa missão é garantir acesso e qualidade no atendimento, seja na zona urbana ou rural”, destacou a secretária de Saúde, Jozeli Chulli.
Mais do que números, a ação representa o compromisso da administração municipal com o bem-estar e a dignidade das pessoas que vivem nos assentamentos, promovendo saúde, lazer e fortalecimento dos laços comunitários em um mesmo espaço.