A Comunidade da Aldeia Jaguapiru, em Dourados, recebeu uma nova viatura para reforçar a segurança local. O veículo foi entregue pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e será usado pelo Conselho Comunitário de Segurança Indígena no atendimento às demandas dos moradores da maior Reserva Indígena de Mato Grosso do Sul.
Moradora da Jaguapiru, Tereza Mamédio Rodrigues, de 68 anos, afirmou que a presença do conselho e da viatura traz mais tranquilidade. "Ter segurança é muito bom, porque pelo menos a gente fica tranquilo e dorme em paz. A gente precisa, sim, de uma viatura para olhar a nossa comunidade", declarou. O conselho é formado por integrantes da própria comunidade e atua como canal de diálogo entre os indígenas e as forças de segurança estaduais, como Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.
A parceria também apoia eventos e feiras organizados na aldeia. Magna Freitas Corrêa, presidente da Associação Senó Kunhakueraa, que reúne mais de 40 mulheres, destacou a importância do apoio. "Quando a gente faz as feiras e outros eventos, eles estão prontos para fazer a segurança no local, de quem vem comprar, das feirantes. Essa parceria é muito importante para nós. Com o carro, eles vão poder realizar o trabalho com mais facilidade", afirmou.
Membro do conselho, Zoroastro da Silva explicou que o atendimento é voluntário e ocorre em diferentes horários. "Agora, com esse carro, a gente vai estar atendendo melhor, porque podemos também seguir para vários lugares, como levar pessoas para audiências quando são intimadas e aquelas que precisam ir até a delegacia, na cidade, que é longe", disse. Ele acrescentou que o conselho está à disposição da comunidade para prevenir conflitos e contribuir para a convivência pacífica.
O vice-cacique da aldeia, Jacir Freitas, avaliou que a viatura vai facilitar o trabalho de recebimento e encaminhamento de demandas, que podem envolver conflitos familiares e denúncias relacionadas a crianças e adolescentes. "Um carro disponibilizado para nós vai ser de grande valia. Essa conquista de hoje é fundamental para o nosso trabalho aqui", afirmou. Com essa entrega, a Sejusp chega a três viaturas destinadas aos conselhos neste ano, somando 19 veículos doados para reforçar o trabalho dessas organizações em 21 comunidades indígenas.