Os bancos que integravam a antiga estrutura da Praça Brasil, em Nova Andradina, poderão ser incorporados ao patrimônio material e cultural do município. A medida foi solicitada pelo vereador Professor Fábio Zanata (MDB) por meio da Indicação nº 272/2026, apresentada nesta semana.
O pedido encaminha ao prefeito Leandro Ferreira Luiz Fedossi e aos secretários municipais de Educação, Wagner Périgo, e de Serviços Públicos, Raphael Augusto Perpétuo, a solicitação para que sejam realizados esforços para localizar e preservar os bancos.
Segundo a indicação, os móveis estão atualmente sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e foram tombados como Patrimônio Material e Cultural do Município. O documento também solicita que sejam implantados na praça do museu, com acompanhamento do diretor da FUNAC, Rodrigo da Silva Souza.
Na justificativa, Zanata afirma que os bancos fazem parte da antiga estrutura da Praça Brasil e representam elementos materiais ligados à trajetória e às transformações de um dos principais espaços públicos de Nova Andradina.
A proposta destaca ainda que a localização dos bens permitiria evitar seu desaparecimento ou descarte. A medida também possibilitaria a avaliação adequada para fins de tombamento e a preservação da memória coletiva para as próximas gerações.
Fonte: CM Nova Andradina