Senador propõe ação conjunta contra o narcotráfico na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, inspirada em operação americana no Pacífico Leste.
O senador Flávio Bolsonaro sugeriu ao secretário de Guerra dos EUA uma ação contra o tráfico de drogas na Baía de Guanabara, inspirada em operação no Pacífico.
Ações dos Estados Unidos no combate ao narcotráfico inspiraram o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) a sugerir uma operação semelhante na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. A proposta foi feita nesta quinta-feira, 23, através de uma rede social, diretamente ao secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth.
Flávio Bolsonaro compartilhou uma publicação de Hegseth sobre um ataque a uma embarcação de uma organização terrorista no Pacífico Leste, onde o governo Donald Trump autorizou ataques contra embarcações de narcotraficantes. O senador questionou se os EUA poderiam auxiliar o Brasil no combate a essas organizações.
O governo Trump justificou os ataques, ocorridos em águas internacionais, alegando que os passageiros eram membros de cartéis de drogas designados como organizações terroristas. Desde 2 de setembro, as forças de Operações Especiais dos EUA realizaram oito ataques desse tipo, mirando embarcações no Pacífico e no Mar do Caribe. O senador expressou o desejo de que os Estados Unidos pudessem auxiliar o Brasil no combate ao narcotráfico, demonstrando preocupação com a segurança e a criminalidade no estado do Rio de Janeiro.