Presidente americano intensifica disputa com o país sul-americano devido ao tráfico de drogas, contrariando esforços de combate.
O presidente Donald Trump anunciou que seu governo planeja impor tarifas sobre a Colômbia, intensificando a disputa entre os dois países.
Os Estados Unidos devem anunciar, nesta segunda-feira, novas tarifas contra a Colômbia, conforme declaração do presidente Donald Trump no último domingo. A medida intensifica a disputa entre os dois países, segundo autoridades.
De acordo com Trump, a decisão se baseia na percepção de que a Colômbia não está combatendo efetivamente o tráfico de drogas. O senador republicano Lindsey Graham já havia indicado a imposição de “grandes tarifas” ao país sul-americano.
Trump rejeitou a sugestão de que a suspensão da ajuda americana prejudicaria os esforços para conter o fluxo de drogas. Ele acusou a Colômbia de fabricar e refinar drogas, além de produzir cocaína em larga escala. O presidente americano criticou duramente a política de combate às drogas do país, alegando que a Colômbia está “fora de controle” e possui “o pior presidente que já tiveram”.
A decisão de Trump ocorre em um momento de crescente tensão entre os dois países, com o governo americano expressando preocupações sobre o aumento do tráfico de drogas e a falta de ação efetiva por parte das autoridades colombianas.