PUBLICIDADE

Estados governados pelo PT concentram 70% das cidades mais violentas, diz estudo

Um estudo recente do FBSP revelou que 70% das cidades mais violentas do Brasil estão localizadas em estados governados pelo PT. A segurança pública é de competência dos estados.

Relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) aponta relação entre gestão petista e altos índices de homicídios em municípios.

Um estudo recente do FBSP revelou que 70% das cidades mais violentas do Brasil estão localizadas em estados governados pelo PT. A segurança pública é de competência dos estados.

Sete em cada dez cidades brasileiras com os maiores índices de violência estão situadas em estados sob a administração do PT, conforme um relatório divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O estudo aponta que a alta taxa de homicídios nesses municípios está relacionada ao avanço de facções e organizações criminosas.

De acordo com a Constituição Federal, a segurança pública é uma responsabilidade dos estados, sendo que os municípios podem atuar de forma complementar. Entre os seis municípios com os maiores índices de violência letal no país, quatro estão na Bahia, cujo governador é Jerônimo Rodrigues (PT). O Ceará, liderado por Elmano Freitas (PT), também figura entre os estados com altos índices de violência.

O levantamento do FBSP destaca os dez municípios com as maiores taxas de homicídios no Brasil: Maranguape (CE), Jequié (BA), Juazeiro (BA), Camaçari (BA), Cabo de Santo Agostinho (PE), São Lourenço da Mata (PE), Simões Filho (BA), Caucaia (CE), Maracanaú (CE) e Feira de Santana (BA). Jequié (77,6), Juazeiro (76,2) e Camaçari (74,8), na Bahia, ocupam as posições de segundo a quarto lugar, respectivamente. Cabo de Santo Agostinho (73,3) e São Lourenço da Mata (73,0), em Pernambuco, vêm na sequência. Maranguape, no Ceará, lidera o ranking com 79,9 mortes violentas por 100 mil habitantes.

Pernambuco, governado por Rachel Lyra (PSDB), também figura no ranking. O PSDB tem perdido espaço político e é acusado de, no passado, ter ajudado o PT e, recentemente, de apoiar o governo Lula da Silva em pautas da esquerda.

Leia mais

Rolar para cima