Nova Andradina - MS Busca
Planeta Terra

Nasa pretende enviar localização da Terra para alienígenas

A ideia é que sirva de "convite" para que inteligências alienígenas possam responder

17:23 - 18 abr 2022 | Por JD1 NOTÍCIAS

A Nasa está planejando enviar um sinal para o espaço com a localização do planeta Terra. No entanto, segundo cientistas, o problema é que isso poderia levar a um possível ataque alienígena.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, pesquisadores da agência espacial estão estudando criar uma mensagem apelidada de “Farol na Galáxia”, destinada a saudar possíveis formas extraterrestres de vida inteligente.

Na verdade, a atualização diz respeito à tecnologia digital atual, que permite adicionar mais informações na transmissão. A nova mensagem proposta incluirá conceitos matemáticos e físicos básicos para estabelecer um meio de comunicação universal, além de informações sobre a composição bioquímica da vida na Terra, revela o periódico britânico.

A mensagem também terá a localização do Sistema Solar em relação aos principais aglomerados de estrelas e representação da superfície da Terra e de humanos dos dois gêneros. A ideia é que sirva de “convite” para que inteligências alienígenas possam responder.

Mas para o pesquisador Anders Sandberg, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, compartilhar essas informações com possíveis civilizações inteligentes apresenta um risco que deve ser considerado.

Ao The Telegraph, o cientista afirma que, embora a chance de a mensagem chegar a uma forma de vida seja baixa, “ela pode ter um impacto tão alto que realmente precisa ser levada muito a sério”.

Apesar de a busca por inteligência extraterrestre representar chacota para muita gente, o pesquisador diz que é uma pena, “porque isso é uma coisa importante”.

No geral, segundo Sandberg revela ao jornal, tanto o risco quanto o benefício potencial desse tipo de mensagem enviada ao espaço são pequenos. Isso porque é muito difícil e extremamente demorado atravessar vastas extensões do espaço interestelar. Ainda que fosse recebida por uma civilização muito avançada, acabaria mais como uma espécie de “cartão-postal”, dizendo “Gostaria que você estivesse aqui”.

De acordo com o The Telegraph, cientistas da Nasa propuseram que a mensagem fosse transmitida a partir do radiotelescópio FAST (Five-hundred-meter Aperture Spherical Radio Telescope), da China, e do Allen Telescope Array, do Instituto SETI, no norte da Califórnia. Ainda não há data para o envio da transmissão.