Estudo mostrou que essa linhagem do vírus é 60% menos infecciosa que seu "parente mais próximo"
Um estudo realizado por cientistas da universidade de Pequim, na China, descobriu que a variante BA.2.86 do vírus da Covid, nomeado de Pirola, não é tão perigosa quanto se acreditava inicialmente.
Apesar de ser uma linhagem do vírus “radicalmente diferente” da Ômicron, variante mais próxima da Pirola, ela aparenta ter 60% menos capacidade de infecção quando comparada com seu “parente”.
Durante o estudo, os pesquisadores encontraram cerca de 30 mutações na proteína Spike dessa nova cepa. Essa parte do vírus é a atacada por vacinas, o que pode levar a uma redução na capacidade do corpo em identificar essa variante em um primeiro momento.
Apesar disso, o biomédico Yunlong Cao, responsável pelo estudo, apontou que a diminuição observada na capacidade de imunização foi de dois pontos, e destaca que somente uma redução de oito pontos seria capaz de ameaçar a eficácia das vacinas.
“Eu diria que a variante Pirola vai circular lentamente na população. Ela não será capaz de competir com outras cepas predominantes rapidamente”, explicou o profissional à CNN Internacional.
コメント