O município de Ivinhema recebeu nesta semana um total de 730 doses da vacina contra a dengue, provenientes do imunizante Qdenga, da empresa farmacêutica Takeda. Essas doses estarão disponíveis nas unidades de saúde do município a partir de quinta-feira (21/02).
Conforme apurou o Site Ivinoticias, as primeiras 730 doses foram direcionadas especificamente para a vacinação da faixa etária inicial, compreendendo crianças de 10 e 11 anos. O esquema vacinal consistirá em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Devido à quantidade limitada de doses, o Programa Nacional de Imunizações, estabelecido pelo Ministério da Saúde, recomenda que a vacinação tenha início nas crianças de 10 e 11 anos, que são parte da faixa etária mais afetada pela doença. Nas próximas etapas, a previsão é de que as doses sejam liberadas para crianças e adolescentes até 14 anos.
CASOS
Em relação aos casos de dengue em Ivinhema, de acordo com os dados de 2024, foram notificados até o momento um total de 59 casos, sendo que 9 foram confirmados laboratorialmente. Dentre os casos confirmados, 8 foram identificados como dengue tipo 2, e um como dengue tipo 1. É importante ressaltar que não há prevalência de casos positivos em bairros específicos; a incidência da doença está disseminada por toda a cidade.
Comments