top of page
EnfoqueMS

MS poderá ter chuva preta entre hoje e amanhã, diz meteorologia



Foto: Reprodução/Instagram @ danimoreira.nutri

A chegada de uma nova frente fria no sul do país, associada à presença em larga escala de fuligem na atmosfera, pode ocasionar um fenômeno conhecido como “chuva preta” em Mato Grosso do Sul entre hoje (14) e domingo (15).

Os meteorologistas explicam que a mistura da fuligem causada pelas queimadas no Brasil, com a umidade oriunda da frente fria vinda da Argentina e do Paraguai, tende a causar o fenômeno – uma espécie de lavagem das sujeiras que subiram à atmosfera, despejando todo esse material na superfície, afetando solo, rios e vegetações.

O resultado é gotas de chuva com coloração mais escura que o normal: marrom ou preta.

A chuva preta é diferente da chuva ácida, pois, a chuva ácida ocorre a partir da fumaça de fábricas/indústrias, que liberam enxofre e nitrogênio que podem reagir com água, formando ácido sulfúrico e ácido nítrico.

Meteorologista do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Vinicius Sperling, explica que a condição deve chegar ao Estado, uma vez que a fumaça é a mesma que têm gerado o fenômeno nas demais regiões da América do Sul. “A escala da fumaça é a mesma e têm proporções gigantescas. Se confirmar a chuva no sábado ou domingo pode ter chuva escura/preta sim, em Mato Grosso do Sul”, diz.

O especialista, aconselha que a população não se exponha a chuva. “É sempre importante não se expor, tanto pessoas quanto animais à chuvas que ocorrem depois de longos períodos de estiagem. A melhor chuva é a segunda porque aí a atmosfera já estará limpa”, detalhou.

Alerta

 O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a ocorrência de tempestade em parte do estado. Pela previsão, são esperadas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 40 a 60 km/h e até mesmo com probabilidade de queda de granizo, em 41 cidades de MS.

Comments


Banner Paineis 970x90.png
bottom of page