Batayporã promoveu nesta sexta-feira (27) a 1ª Conferência Municipal de Cultura, realizada pela Secretaria Municipal Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Conselho Municipal de Cultura e parceiros. O evento teve por tema “Democracia e Direito à Cultura” e recebeu o palestrante Valdecir Amorim, professor, poeta e cadeira cultura popular do Conselho Estadual de Política Cultural de Mato Grosso do Sul.
Aberto à comunidade, o evento sediado no Projeto Conviver contou com mais de 110 pessoas. A programação foi vasta, com apresentações culturais diversas e discussão de propostas norteadas por seis eixos de trabalho: institucionalização, marcos legais e sistema nacional; democracia e participação social; identidade, patrimônio e memória; diversidade, transversalidades de gênero e raça e acessibilidade; economia criativa; e direito às artes e às linguagens digitais.
Representantes de diversos segmentos, como música, artes cênicas, artesanato, artes plásticas, dança, entre outros, contribuíram com as discussões. Agora, por meio de representantes eleitos, as propostas apreciadas e aprovadas pelos presentes seguem para debate no âmbito estadual e nacional.
Durante a abertura da conferência, o prefeito Germino Roz salientou a contribuição da cultura nos processos de construção da identidade coletiva. “A cultura é a nossa história, é a nossa identidade. Deve ser valorizada como todas as outras áreas”, afirmou. O gestor ainda enfatizou a organização do setor para se pleitear recursos da esfera federal. “Precisamos pautar o financiamento. Precisamos que o incentivo chegue na ponta, aos municípios do interior que estão produzindo cultura também”, complementou.
O reconhecimento aos profissionais e ativistas do setor também foi pautado pela coordenadora do Departamento de Cultura, Jaqueline Souza, e pela titular da Secel, Fernanda Scarlat. Além das gestoras, o representante da Câmara Municipal, João Carlos Souza, e a representante do Conselho Municipal, Camila Reis, ressaltaram a articulação local.
Inclusão e representatividade
Com larga experiência no segmento cultural, o palestrante convidado elogiou a construção da rede de cultura de Batayporã e elencou pontos essenciais para fortalecer o movimento do setor. “A primeira apresentação cultural da conferência foi realizada pela Apae. Isso é excelente, é isso mesmo: mostrar que tem espaço para todos, que é importante ser visto, ser aplaudido”, analisou Amorim.
Encarregado de explanar os objetivos de cada eixo de discussão, o especialista finalizou destacando o fortalecimento da base a partir da inclusão, respeito aos mais velhos e oportunidade para os setores populares.
Para a secretária Fernanda Scarlat, a conferência foi exitosa e demonstra a valorização do segmento. “Só o fato de conseguirmos realizar nossa primeira conferência, depois tanto tempo almejando esse momento, mostra uma gestão que se preocupa e que leva a cultura a sério”, avaliou.
Comments