top of page

Aos 98 anos, morre José Thomaz, do Thomaz Lanches

JD1
Capital perde hoje uma 'página' da sua história

Proprietário do Thomaz Lanches, há mais de quatro décadas na Capital, morreu na manhã desta segunda-feira (11), o empresário José Thomaz aos 98 anos, ao lado da família, de acordo com o filho, a causa foi morte natural.


O anúncio foi feito pela própria família, no Instagram da lanchonete. “Nossa tristeza é não poder mais conviver com ele, mas seus ensinamentos estão enraizados em tudo que ele amigo, esposo, pai, avô, bisavô construiu”. O velório será às 11 horas no Parque das Primaveras. José Thomaz deixa seis filhos.


História em CG

Descendente de libaneses, José Thomaz chegou com o pai em Campo Grande em 1934, pela construção da estrada de ferro. Em 1978 com o primeiro alvará abriu o bar na mesma esquina na 7 de Setembro, onde hoje funciona a lanchonete.


Ali, a empresa sírio-libanesa passou a comercializar iguarias como quibes, esfihas, coalhadas e homus, mas foi aos poucos que os quitutes foram incorporados à culinária brasileira com a preparação de coxinha, enroladinho de salsinha, pastéis, empadas e etc.

Com o sucesso do Thomaz Lanches uma filial foi aberta também na Bom Pastor. A tradição da família chegou a virar livro.


Escrito pelas pesquisadoras Elaine Cristina Paganotti e Maíra Nunes Farias, em parceria com a professora Maria Augusta de Castilho, em setembro de 2021, foi lançado o livro “José Thomaz - um Libanês Visionário em Campo Grande”. Na ocasião, as autoras se emocionaram falar sobre todo o processo de pesquisa que resultou no registro da trajetória do imigrante.

Kommentare


Banner Paineis 970x90.png
bottom of page