Nova Andradina - MS Busca
NOVA ANDRADINA

Agepen designa novos diretores para presídios de Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas

Servidor da Agepen desde 2008, Jonas conhece bem a rotina da PSMN, onde atuava como chefe de Segurança antes de assumir a direção.

09:45 - 22 out 2021 | Por Portal do MS

A edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (20.10) traz a designação, pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), de novos diretores para a Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí (PSMN) e para o Estabelecimento Penal Masculino de Nova Andradina (EPMNA).

A Agepen nomeou o servidor da área de Segurança e Custódia, Jonas dos Santos Ferreira, para a direção do presídio de Naviraí, em substituição ao servidor da área de Segurança e Custódia, Rogério Capote, que deixou o cargo para dirigir a unidade de Nova Andradina.

Servidor da Agepen desde 2008, Jonas conhece bem a rotina da PSMN, onde atuava como chefe de Segurança antes de assumir a direção. Ele também integrou o Comando de Operações Penitenciárias (COPE), com o alto nível de treinamento que o grupo especial exige, além de possuir especialização em Gestão Prisional e Gerenciamento de Crises.

Para o novo desafio, o dirigente quer estreitar laços de atuação com outras forças de segurança e atuar, junto com sua equipe, “para o fiel cumprimento às diretrizes da Lei de Execução Penal, dando andamento também às realizações da gestão anterior”.

Legado

Rogério Capote, acumulou diversas homenagens em reconhecimento ao trabalho prestado, deixando como legado uma forte articulação com outras instituições que compõem a Execução Penal, forças de segurança e poder público municipal; além de ações significativas iniciadas durante sua gestão por ele e sua equipe, como o Sistema de Escolta Penitenciária (SEP), vencedor do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, em 2019, alcançando a segunda colocação na categoria “Práticas Inovadoras de Sucesso”.

Conquistas que o dirigente pretende repetir no EPMNA, a partir de agora. “Nosso objetivo é fazer de Nova Andradina referência nos presídios de média complexidade, com foco na segurança, disciplina e tratamento penal, visando a ressocialização, que é uma das principais missões da Agepen”, destaca o diretor, que está há 20 anos na carreira, é formado em Pedagogia em Gestão Prisional e possui pós-graduação em Tratamento Penal e Administração Penitenciária.

Três Lagoas

Já o Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas também está sob nova gestão. Servidora da Agepen há 11 anos, Juciane Aparecida Tiburtino Alves Lopes assume em substituição à Leonice Miranda Rocha Guarini, que esteve à frente da gestão desde dezembro de 2013. Ambas da área de Segurança e Custódia, a designação passa a contar a partir de 15 de outubro de 2021.

Nesses quase oito anos de gestão, Leonice desenvolveu diversas ações de destaque voltadas à ressocialização das reeducandas, obras de reestruturação que possibilitaram instalação de oficinas de trabalho e ampliação do ensino e projetos voltados à educação.

Outra importante marca de sua gestão foram iniciativas que beneficiaram a população da cidade, como a parceria com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora na confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde durante o enfrentamento à pandemia, além da produção de kits lúdicos para crianças que ocupam leitos de pediatria, entre outros.

Fonte: Assessoria Agepen