Nova Andradina - MS Busca
ECONOMIA

A pandemia é responsável pelo aumento da dívida dos países emergentes

Segundo dados do Banco Mundial, dívida chegará a US $ 860 bilhões em 2020

15:52 - 13 out 2021 | Por JD1 NOTÍCIAS

No ano passado, os esforços financeiros dos países de “baixa renda” para tomar medidas para combater a epidemia levaram a um aumento de 12% na dívida desses países, e a dívida total atingiu a marca recorde dos Estados Unidos. David Malpass, presidente do Banco Mundial, disse na cerimônia de abertura da reunião anual do banco hoje.

Segundo Malpass, muitos dos países afetados já estavam vulneráveis antes mesmo de a pandemia iniciar, em função da alta dívida pública e da desaceleração do crescimento econômico.

Malpass reiterou que a missão do banco é a de reduzir a pobreza e aumentar a prosperidade, levando em consideração o uso de energia limpa e o acesso da população de países emergentes à energia gerada.

“As mudanças climáticas mostram a necessidade de se reduzir as emissões”, disse. “Mas os países em desenvolvimentos precisam apresentar planos e projetos dizendo como vão atingir objetivos”, acrescentou.

Ele destacou as ações do banco visando a obtenção de doses de vacinas. “Duas semanas atrás, 250 milhões de vacinas ajudaram a salvar vidas, por meio de [contratos envolvendo] o Banco Mundial, visando financiar a solução de problemas”, disse.